O Círculo vicioso dos excessos e suas consequências - Esposas Intercessoras

Página Inicial

quinta-feira, 10 de maio de 2018

O Círculo vicioso dos excessos e suas consequências

O exagero é um circulo vicioso. Um pouco a mais , sempre um pouco a mais e de repente, o pouco torna-se muito e o muito torna-se além do necessário.O difícil mesmo é encontrar-se em meio aos excessos, principalmente porque eles se tornam tão parte de nós, que simplesmente não admitimos o quanto eles são prejudiciais à nossa vida.


estudos bíblicos sobre casamento

O desejo por "mais" é tão constante que não se percebe o perigo: "Só mais um pedacinho desse bolo não vai fazer mal ( E lá se vai o 5º pedaço de bolo) e nessa busca por um prazer imediato, nos esquivamos das consequências que podemos sofrer ao nos deixar levar pelos excessos.Talvez você esteja lendo e associando esse texto a alguém que conheça: Quem? E se ele estiver falando sobre você? Quais exageros você tem cometido? Talvez você não tenha percebido que já foi longe demais naquelas conversas com seu colega de trabalho, naqueles lanches recheados de gorduras e carboidratos, naquelas desculpas para não cuidar da casa, naquelas mentiras, naqueles gastos desnecessários ou talvez você esteja exagerando no trabalho, no zelo pela casa ou nos cuidados com a beleza.
Perceba o quão pequena é a distância  entre o "exageradamente certo" e o  ''exageradamente errado" : Se cuidamos demais da casa, por exemplo, podemos estar tirando um tempo que seria para a família ou para o descanso; mas se não cuidamos de forma alguma da casa, podemos estar tirando o conforto  da família.A opção é buscar o equilíbrio: nem MUITO , nem POUCO, apenas o suficiente e  necessário.Devemos controlar nossos hábitos e ficarmos atentas : até que ponto podemos ir com nossas atitudes? Pergunte-se sempre:

Estou comendo demais?
reclamo demais?
converso demais?
trabalho demais?
durmo demais?
limpo demais?
Entre tantas outras ações que realizamos em nosso dia a dia, o que você faz demais? além do que deveria?
a pergunta ainda pode sofrer a variação "de menos" : entre tantas outras ações que realizamos em nosso dia a dia, o que você faz de menos? Menos do que deveria?

Encontramos na Bíblia, dois exemplos clássicos de exageros que podem passar despercebidos por não estarmos vigilantes:

Sobre o exagero no modo de vestir:

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
1 Timóteo 2:9,10

Aqui, Paulo exorta as mulheres a serem modestas, vestindo-se com decência e discrição.Ele não estava proibindo de se vestirem bem e se produzirem, mas estava alertando sobre o perigo dos exageros.


Sobre o exagero ao comer e beber:

Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.
Provérbios 23:21
É comum vermos as pessoas fazendo piadinhas sobre o crentes por comerem demais, até os próprios crentes ( toda regra tem exceção) parecem achar graça dessa situação.Infelizmente, se esquecem que a gula é pecado e acabam por estimular essa prática.


Independente de qual seja o excesso, podemos pensar em como ele pode afetar as pessoas à nossa volta.Como nosso marido e nossos filhos lidam com os nossos exageros? Talvez eles estejam totalmente envolvidos nesse desiquilíbrio e por isso mesmo, quando  desmoronarmos, eles vão cair juntos e nossa família então corre um sério risco! Não, eu não estou exagerando!! Já vi muitos casos de famílias desfeitas porque não encontraram o ponto de equilíbrio e erraram por excessos.
A palavra-chave para vencermos esse desejo desenfreado da carne de  levar tudo ao extremo é AUTOCONTROLE, sinônimo de DOMÍNIO PRÓPRIO, um dos frutos do Espirito citados em Galatas 5:22-23.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei.
Gálatas 5:22,23 
O domínio próprio é  promovido pelo Espírito Santo e é essencial para controlar os impulsos e emoções, evitando que fiquemos vulneráveis a sentimentos e desejos maus e deve estar presente em todas as áreas da vida.Ter domínio próprio é vencer o pecado ao invés de ser vencido por ele!Como o próprio nome diz é ter domínio sobre os desejos carnais e aprender a dizer não para aquilo que mais queremos dizer sim, é ter controle sobre sentimentos e atitudes.o cir


como salvar seu casamento


 Assumir o controle de nossos pensamentos não é uma tarefa fácil, vão surgir muitos obstáculos. Mas a vida muda quando optamos pelo autocontrole,nos tornamos mais seguros, nos sentimos mais capazes e o melhor: aprendemos a renunciar ao pecado.Além disso, nos tornamos mais seletivas,o que significa que vamos pensar muito bem antes de tomarmos qualquer atitude, e com isso, os exageros vão perdendo lugar para novas idéias.Só não se esqueça nunca que quem deve estar no controle de tudo é Jesus! Se você deixar ele trabalhar, todo esse processo vai se tornar bem mais fácil!!

Viva um dia de cada vez, aprenda a se conter quando necessário, seja uma fonte de equilíbrio para quem convive com você.Não desperdice sua energia, sua voz ,suas lágrimas se não houver uma real necessidade,aprenda a viver sem exageros!!!   

Reflita, reconsidere e siga em frente.Só não desista do seu casamento!

Beijos amadas, 
Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!
Fique mais um pouco, leia mais..

bjs